O que esperar durante a menopausa

O que esperar durante a menopausa

Incluímos produtos que consideramos úteis para nossos leitores. Se você comprar pelos links desta página, podemos ganhar uma pequena comissão. Aqui está nosso processo.

A menopausa é uma transição para uma nova fase da vida. Começa quando o ciclo menstrual termina. A menopausa não é um problema de saúde e alguns a experimentam como um período de liberação. No entanto, as alterações hormonais e outros fatores envolvidos podem causar desconforto.

A menopausa geralmente começa entre as idades de 40 e 58 anos nos países desenvolvidos, onde a idade média é de 51 anos. Para alguns, isso ocorrerá mais cedo devido a uma condição médica ou tratamento, como a remoção dos ovários.

Na época da menopausa, muitas mulheres apresentam sintomas físicos como ondas de calor, suores noturnos, secura vaginal e diminuição do desejo sexual. Também pode causar ansiedade , mudanças de humor e redução do desejo sexual.

Esses sintomas podem começar antes do fim da menstruação e podem durar vários anos. O impacto na qualidade de vida de uma pessoa pode variar de leve a grave. No entanto, existem maneiras de controlar esses sintomas.

Cada pessoa terá uma experiência diferente da menopausa. Muitos têm uma vida plena e ativa durante a transição e depois, e alguns se sentem aliviados por não terem mais que lidar com a menstruação ou o controle da natalidade .

Manter uma dieta saudável e praticar exercícios regularmente pode ajudar uma pessoa a se sentir melhor e melhorar sua saúde geral a longo prazo. Para aqueles que apresentam sintomas da menopausa, tratamentos e suporte estão disponíveis.

Neste artigo, descubra mais sobre o que esperar durante a menopausa.

O que é menopausa?

Uma pessoa experimentará a menopausa quando seu ciclo menstrual terminar.

A menopausa é a fase da vida que se segue ao fim dos ciclos menstruais. Cada pessoa pode experimentar a menopausa de maneira diferente.

Pode durar vários anos e tem três fases:

A perimenopausa é o tempo de transição que começa antes da menopausa e inclui os 12 meses que se seguem à última menstruação de uma pessoa.

A menopausa começa 12 meses após a última menstruação ou quando a menstruação parou por um motivo clínico, como a remoção dos ovários.

Pós-menopausa refere-se aos anos após a menopausa, embora possa ser difícil saber quando a menopausa terminou e a pós-menopausa começa.

Quanto tempo duram os sintomas da menopausa? Descubra aqui .

sinais e sintomas

Perto da menopausa, várias mudanças físicas e mentais podem ocorrer, causando os sintomas. Alguns deles começam antes da menopausa e outros continuam depois dela.

As mudanças envolvidas na perimenopausa e menopausa incluem:

Fertilidade mais baixa

À medida que a mulher se aproxima do final do estágio reprodutivo, mas antes do início da menopausa, os níveis de estrogênio começam a cair. Isso reduz as chances de engravidar.

Menstruação irregular

Leia mais em Realivie site oficial

O primeiro sinal de que a menopausa está se aproximando geralmente são os períodos que ocorrem com menos regularidade. Eles podem vir com mais ou menos frequência do que o normal e podem ser mais pesados ​​ou mais leves.

Qualquer pessoa que esteja preocupada com alterações menstruais deve consultar um médico, pois essas alterações também podem indicar gravidez ou alguns problemas de saúde.

É normal ter manchas marrons após a menopausa?

Secura e desconforto vaginal

A secura, coceira e desconforto vaginais podem começar durante a perimenopausa e continuar na menopausa. Uma pessoa com qualquer um desses sintomas pode sentir atrito e desconforto durante o sexo vaginal. Além disso, se a pele se romper, isso pode aumentar o risco de infecção.

Vaginite atrófica , que envolve adelgaçamento, ressecamento e inflamação da parede vaginal, às vezes pode ocorrer durante a menopausa.

Vários hidratantes, lubrificantes e medicamentos podem aliviar a secura vaginal e problemas associados.

Saiba mais sobre vaginite atrófica aqui .

Ondas de calor

As ondas de calor são comuns na época da menopausa. Eles fazem com que a pessoa sinta uma sensação repentina de calor na parte superior do corpo. A sensação pode começar no rosto, pescoço ou tórax e progredir para cima ou para baixo.

Um flash quente também pode causar:

suando

manchas vermelhas se formando na pele

Leia  mais em: Realivie onde comprar

Algumas pessoas têm suores noturnos e ondas de frio, ou calafrios, além ou em vez de ondas de calor.

As ondas de calor geralmente ocorrem no primeiro ano após o término da menstruação, mas podem continuar por até 14 anos após a menopausa.

Qual é a sensação de uma onda de calor? Descubra aqui .

Distúrbios do sono

Problemas de sono podem surgir durante a menopausa e podem resultar de:

ansiedade

suor noturno

uma maior necessidade de urinar

Praticar bastante exercício e evitar refeições pesadas antes de dormir pode ajudar a controlar esses problemas, mas se eles persistirem, entre em contato com um profissional de saúde.

Mudanças emocionais

Depressão , ansiedade e mau humor são comuns durante a menopausa. Não é incomum passar por momentos de irritabilidade e crises de choro.

Mudanças hormonais e distúrbios do sono podem contribuir para esses problemas. Além disso, os sentimentos de uma pessoa em relação à menopausa podem entrar em jogo. Por exemplo, angústia devido à baixa libido ou ao fim da fertilidade pode contribuir para a depressão durante a menopausa.

Embora sentimentos de tristeza, irritabilidade e cansaço sejam comuns durante a menopausa, eles não indicam necessariamente depressão. No entanto, qualquer pessoa que sinta um mau humor por 2 semanas ou mais deve consultar um médico, que poderá aconselhar sobre o melhor curso de ação.

Qualquer pessoa que tenha dúvidas sobre o sono ou qualquer alteração relacionada à menopausa deve entrar em contato com um profissional de saúde.

Um artigo publicado em 2018 sugere que pode haver, em alguns casos, uma ligação entre a menopausa e o suicídio. Qualquer pessoa que esteja pensando em suicídio deve procurar ajuda de um conselheiro ou profissional de saúde. Existem também linhas diretas anônimas disponíveis.

Prevenção de suicídio

Se você conhece alguém com risco imediato de automutilação, suicídio ou ferir outra pessoa:

Ligue para o 911 ou para o número de emergência local.

Fique com a pessoa até a chegada de ajuda profissional.

Remova quaisquer armas, medicamentos ou outros objetos potencialmente perigosos.

Problemas para se concentrar e aprender

No período que antecede a menopausa, dois terços das mulheres podem ter dificuldade de concentração e memória.

Manter-se física e mentalmente ativo, seguir uma dieta saudável e manter uma vida social ativa pode ajudar com esses problemas. Por exemplo, algumas pessoas se beneficiam por encontrar um novo hobby ou ingressar em um clube ou atividade local.

Mudanças físicas

Várias mudanças físicas podem ocorrer na época da menopausa.

As pessoas podem experimentar :

um acúmulo de gordura ao redor do abdômen

ganho de peso

mudanças na cor, textura e volume do cabelo

redução de mama e sensibilidade

incontinência urinaria

No entanto, a ligação entre essas mudanças e a menopausa nem sempre é clara . Alguns podem ocorrer independentemente, ao mesmo tempo que a transição, e a idade e o estilo de vida também podem desempenhar um papel importante.

Quais são as maneiras mais eficazes de perder peso durante a menopausa?

Aumento do risco de algumas condições de saúde

Após a menopausa, o risco de certos problemas de saúde parece aumentar. A menopausa não causa essas condições, mas as alterações hormonais envolvidas podem desempenhar algum papel.

Osteoporose: Esta é uma condição de longo prazo em que a resistência e a densidade óssea diminuem. O médico pode recomendar tomar suplementos de vitamina D e comer mais alimentos ricos em cálcio para manter a resistência óssea.

Saiba mais sobre os tratamentos para osteoporose.

Doença cardiovascular: A American Heart Association (AHA) observa que, embora um declínio no estrogênio devido à menopausa possa aumentar o risco de doença cardiovascular, a terapia hormonal não reduzirá esse risco.

Câncer de mama : alguns tipos de câncer de mama têm maior probabilidade de se desenvolver após a menopausa. Menopausa não causa câncer de mama, mas as alterações hormonais envolvidas parecem aumentar o risco.

As alterações cutâneas também podem ocorrer na época da menopausa. Saiba mais .

LGBTQIA + e menopausa

A maioria das informações sobre a menopausa descreve as experiências de mulheres cisgênero e heterossexuais. No entanto, a menopausa pode afetar qualquer pessoa que nasceu com ovários.

Uma pessoa que faz a transição para o homem, mas que mantém seus ovários, pode experimentar a menopausa quando seus ovários param de produzir óvulos.

Se uma pessoa começa a tomar testosterona suplementar como parte de sua transição, ela pode apresentar sintomas da menopausa. Além disso, os sintomas da menopausa podem se desenvolver quando uma pessoa é submetida a uma cirurgia para remover seus ovários.

Quando a transição envolve qualquer uma dessas experiências, os sintomas da menopausa são iguais aos das mulheres cisgênero.

No entanto, as pessoas trans podem enfrentar dificuldades adicionais, dependendo da atitude de sua equipe médica. É essencial que as pessoas trans tenham acesso a profissionais de saúde que entendam suas necessidades e possam atendê-las de maneira eficaz.

Tratamento

A menopausa não é um problema de saúde, mas uma transição natural. No entanto, pode envolver alterações físicas e mentais indesejadas.

Qualquer pessoa que tenha dúvidas sobre essas mudanças deve consultar um médico. Um médico pode recomendar um ou mais dos seguintes:

Terapia hormonal

Este tratamento ajuda a equilibrar os níveis de hormônio do corpo, fornecendo estrogênio suplementar e uma versão sintética do hormônio progesterona .

A terapia hormonal vem em várias formas, incluindo adesivos para a pele e cremes tópicos. Pode ajudar a reduzir a ocorrência de ondas de calor e outros sintomas da menopausa.

No entanto, usá-lo pode aumentar o risco de desenvolver certas doenças e problemas de saúde.

Uma pessoa não deve usar terapia hormonal se tiver fatores de risco para os seguintes problemas de saúde ou se tiver um histórico pessoal ou familiar desses problemas:

doença cardíaca

coágulos de sangue

altos níveis de triglicerídeos no sangue

doença da vesícula biliar

doença hepática

derrame

câncer de mama

É importante discutir os possíveis benefícios e riscos da terapia hormonal com um médico antes de decidir usá-la.

Outros tratamentos

Uma pessoa pode descobrir que o seguinte também pode ajudar a aliviar os sintomas:

Géis de venda livre e outros produtos para secura vaginal

comprimidos, cremes e anéis de prescrição para secura vaginal

pílulas anticoncepcionais hormonais de baixa dosagem para ondas de calor, secura vaginal e mudanças de humor

antidepressivos de baixa dosagem para ondas de calor, mesmo entre pessoas que não têm depressão

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *