Dicas para proteger a pele dos danos do sol

O verão se aproxima e todos sonhamos com um corpo bronzeado e uma tez ensolarada. Para manter a pele jovem por mais tempo, é fundamental aplicar protetor solar, cuidados anti-envelhecimento e hidratantes, é ainda melhor! 

Adote um comportamento tão razoável para aproveitar ao máximo o sol: os raios ultravioleta são uma das principais causas do envelhecimento da pele. Aqui estão todas as nossas dicas para uma proteção solar eficaz.

Entendendo o bronzeamento

O bronzeamento é um processo natural da pele que ajuda a estabelecer a proteção do sol. O bronzeamento é, portanto, uma reação ao sol e o resultado visível da alteração das células da pele pelos raios UV (raios ultravioleta).

Ao receber raios, a pele reage e busca se proteger. Células específicas da pele, os melanócitos, ativam a produção de melanina, um pigmento natural. A melanina tinge gradualmente a pele para limitar o impacto dos raios UV. Se a exposição for repetida, o processo acelera. A melanina migra para a superfície da pele, cuja cor muda: aparece o bronzeado!

Este fenômeno varia de um indivíduo para outro. Da mesma forma, a capacidade de proteção de um bronzeado depende do fotótipo individual.

Como preparar sua pele!

Primeiro, pense em preparar sua pele para uma boa proteção contra o sol! Existem soros que permitem preparar a pele antes da 1ª exposição e ter um bronzeado mais bonito.

Qual protetor solar escolher?

Escolha um protetor solar adaptado à sua pele e ao sol: durante as primeiras exposições ou exposições prolongadas, quando o sol é intenso, prefira um índice alto, como um protetor solar FPS 50. Os índices mais baixos (menor que o FPS 30) são mais indicados para peles já bronzeadas ou morenas.

Nota: um FPS 50 não impede de forma alguma o bronzeamento. O bronzeado se desenvolverá de forma mais lenta e gradativa, a cor da pele ficará mais homogênea e mais radiante, minimizando as alterações ligadas aos UV.

Você sabia ?

Quando estamos expostos ao sol e a pele é atacada pelos raios ultravioleta, as células superficiais da pele chamadas de queratinócitos se multiplicam para engrossar o estrato córneo, limitar a penetração dos raios ultravioleta e estabelecer proteção contra o sol. Ao sol, a pele torna-se um pouco mais espessa.

Porém, não é recomendado fazer esfoliantes durante os períodos de exposição para não enfraquecer a pele. E escolher o creme de proteção solar certo é essencial .

O sol enfraquece a juventude da sua pele

Ao expor-se com frequência e sem protecção solar, as rugas ou manchas aparecem mais cedo e são mais numerosas nas zonas mais expostas como rosto, decote e mãos. 

A pele perde elasticidade e tom. Na verdade, os raios ultravioleta são uma das principais causas do envelhecimento acelerado da pele: é o foto envelhecimento .

A exposição ao sol, sem preparo, sem moderação e sem proteção, promove a quantidade de UV penetrando na pele. 

Os mecanismos naturais de defesa são então rapidamente sobrecarregados, as células danificadas se auto-reparam mal, elas não desempenham mais suas funções corretamente: o envelhecimento da pele é acelerado.

Hoje, os produtos solares devem necessariamente oferecer proteção contra os raios UVB e UVA que penetram na derme e causam uma alteração nas células, mas também nas fibras de colágeno e elastina que garantem o tônus ​​e a elasticidade da pele.

Boas práticas ao sol

Aplique proteção solar a cada 2 horas durante a exposição prolongada.

Evite a exposição nas horas mais quentes (entre 12h00 e 16h00).

Para se proteger tanto quanto possível, coloque um chapéu, óculos de sol e roupas frascas.
· Os filtros solares são perecíveis: uma vez expirado o prazo de validade, a sua eficácia já não é garantida. O prazo de validade após a abertura é de 3 a 6 meses.

Como cuidar do seu bronzeado?

Depois de escolher a proteção adequada contra o sol, o importante é reparar, acalmar e hidratar a pele! 

Para isso, nada melhor do que cuidar do sol. 

Aplique um tratamento facial restaurador ou uma loção corporal extensora e calmante no rosto.

Um pouco de sol para aumentar o moral e a vitamina D!

O sol é bom para o nosso moral, mas especialmente essencial para a síntese da vitamina D.

Cuidado com as idéias recebidas, as deficiências de vitamina D não são devidas ao uso abusivo de filtros solares. 

Na verdade, a proteção com FPS alto não impede a ação do UV sobre a síntese deste. 

As deficiências de vitamina D geralmente surgem de causas biológicas ou externas, como dieta. 

Portanto, nada como um pouco de sol para aumentar naturalmente a vitamina D no corpo. 

Mas sempre nos expomos moderadamente e com um creme ou óleo protetor contra o sol!

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *